HISTÓRICO DA SOMASU

A SOMASU foi idealizada por antigos moradores do Sumaré há quase 20 anos atrás, sendo seus maiores incentivadores os Srs. Ernani Virgiliis e Luciano Rovai que através do Dr. Francisco Foccacia e da Dra. Evian Elias constituíram a Associação de Moradores para preservar o bairro do SUMARÉ. O objetivo fundamental, na época, era o TOMBAMENTO do bairro seguindo as iniciativas bem sucedidas de associações de outros bairros jardins, que conseguiram, através desta regulamentação administrativa, preservar a sua concepção urbanística, a qualidade ambiental e consequentemente a qualidade de vida dos respectivos locais, e para a cidade como um todo.

Particularmente pelas suas áreas verdes com muitas praças, baixa densidade ocupacional, densa arborização, restrições rígidas de ocupação dos lotes com recuos, estes “Bairros Verdes”, apesar de representarem em área um percentual muito pequeno de São Paulo, garantem um melhor equilíbrio ambiental urbano da nossa Cidade.

Nesta linha inicial de atuação a SOMASU entrou com os pedidos de tombamento junto ao CONDEPHAAT e junto ao COMPRESP. Na ocasião a associação de moradores do PACAEMBU já tinha obtido o seu tombamento junto ao CONDEPHAAT, órgão de preservação do Estado de São Paulo, tombamento este que contemplou a parte do loteamento do SUMARÉ situada entre a Avenida Sumaré e a Rua Cardoso de Almeida. Os estudos de tombamento foram abertos nestes Órgãos do Estado e do Município, culminando com o Tombamento pelo COMPRESP em 2005.

(por João Fava)